BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Blog do Puty: Em busca do novo caminho


Em busca do novo caminho

O deputado Puty esteve no lançamento do Documentário "Em busca do novo caminho", exibido no Centur em evento organizado pela Associação Multidisciplinar, Organização e Respeito ao Autista, AMORA.

Um público de familiares, estudiosos, pesquisadores esteve presente com uma objetivo comum de obter mais informações sobre o transtorno, características, diagnósticos, tratamentos, formas de relacionamento.

O professor da UFPa, Romariz, que coordena o projeto Aprende, apoiado pelo mandato federal, fez uma introdução ao filme documentário que é uma leitura sobre as funções cerebrais sociais dos individuos tipicamente definidas e as funções do cérebro autista.

Membros da AMORA, Representante OAB e Deputado Puty

O deputado Puty fez uma apresentação sobre a atuação parlamentar nesse âmbito que tem feitos esforços concretos para debater, divulgar ações colaborativas sobre o tema na sociedade, e principlamente, como o governo tem atendido ao apelo de associações, famílias de milhares de autistas no Brasil para motivar o avanço da legislação sobre o que diz respeito aos direitos dos autistas e o papel do estado, para grantir esses direitos:

" Eu tenho um exemplo de uma presença de um cérebro autista na família, meu único sobrinho, e passei a conviver com as dificuldades e necessidades que esse assunto requer cotidianamente. E agora, como parlamentar, eu busco participar desse debate, no sentido de denunciar o preconceito, de divulgar ações como a da AMORA de apoio a essa causa, e principalmente de contribuir para que o legislativo avance em elaboração políticas públicas, formulações regulatórias nas áreas essenciais da saúde, educação e assistência para milhares de brasileiros que sofrem com esse transtorno. A lei sancionada pela presidenta Dilma, em 2012, que edita um texto sobre uma política nacional para os autistas é fruto desse esforço da sociedade em sensibilizar o estado brasileiro, para uma questão que afeta crianças e adultos, que necessecitam de cuidados para participarem da sociedade. É o mínimo que nós parlamentares temos de fazer para combater o preconceito que atinge uma parcela que é minoria, mas é tão significativa para a sociedade exercer o sentimento de inclusão", concluiu Puty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário