BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O que Lula e Dilma estão ensinando para o mundo

Leia a entrevista abaixo, publicada na revista ISTOÉ Dinheiro desta semana, na coluna Dinheiro na Semana, mostrando que é cada vez mais evidente que o Modelo Brasileiro de combate à crise econômica adotado por Lula e Dilma servirá de base para que os países europeus superem suas crises.

Com isso, fica cada vez mais eminente o isolamento da posição de direita da  chanceler alemã Angela Merkel que prega a austeridade fiscal num ambiente já devastado pela crise, ao contrário da "lição brasileira" que prega uma intervenção governamental que gere emprego e renda aos cidadãos e grandes investimentos de infraestrutura para movimentar a produção nacional.

Não é por outra razão que o otimismo do brasileiro está em alta para 2013, com a economia funcionando no que os economistas chamam de "pleno emprego" (que ocorre quando a taxa de desemprego gira em torno de 5%), o que está ruim sempre tende a melhorar. Agora na Europa a coisa é diferente, com o provo desempregado, como é que fica?        


Entrevista

“O que resolve a crise é criar empregos”
 
Joe Costello, ministro do Comércio e Desenvolvimento da Irlanda, fala sobre a necessidade de a economia europeia crescer para superar a crise financeira. Costello veio ao Brasil para estreitar os laços comerciais e conversou com o editor Cláudio Gradilone. 
 
28.jpg
 
Como está a situação na Irlanda?
Está melhor do que estava havia alguns meses. Chegamos a um consenso nacional de que é preciso proteger o sistema financeiro, mas agora temos de pressionar as autoridades da União Europeia para ir além disso.
 
Em que sentido?
A situação fiscal e a bancária no país estão mais ou menos resolvidas, mas ainda há muita ansiedade sobre a criação de empregos. Precisamos colocar em prática medidas que favoreçam a criação de empregos, mesmo que tenhamos de gastar dinheiro público para isso. Nesse ponto, não podemos economizar dinheiro e esforços.
 
Por quê?
A única maneira de resolver a crise de forma efetiva e de maneira consistente, tanto na Irlanda quanto em outras economias europeias, é estimular o crescimento da economia e criar empregos. Sem isso, não haverá geração de riqueza para sanear de maneira sustentável os problemas bancários e fiscais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário