BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Primeira ação do prefeito Zenaldo: Fazer Belém virar piada nacional !!

Blog da Franssinete Florenzano: A transparência da nova gestão:


A transparência da nova gestão

O caso da secretária de Finanças de Belém, Suely Azevedo, que não paga IPTU e não recebe intimação para cumprimento de ordem judicial para que pague sob pena de penhora de bens, já alcançou repercussão nacional. Está na Exame e nos principais jornais do País. Apesar de ter sido o autor da denúncia, o jornalista Carlos Mendes, correspondente da Agência Estado, não foi convidado para uma entrevista coletiva que o prefeito Zenaldo Coutinho convocou hoje para tratar do assunto. Nem esta que vos escreve, que pelo jeito será ignorada pelo novo gestor. Mas não pelos munícipes, é bom lembrar. Reproduzo o comentário de Carlos Mendes:

“Não fui avisado da entrevista coletiva que o prefeito Zenaldo Coutinho daria para explicar o inusitado caso da nova secretária de Finanças do município, Sueli Azevedo, que se recusa a pagar o próprio IPTU que agora ela vai cobrar dos mais de 350 mil donos e ocupantes de imóveis. É tão estranho quanto engraçado que justamente o jornalista que denunciou o fato tenha ficado de fora da entrevista. Se tivesse sido avisado, certamente lá estaria. E teria várias perguntas a fazer ao prefeito.

Recuso-me a acreditar que a omissão em me convidar tenha sido proposital. Se foi, pior para o autor da ideia. Perdeu-se uma boa oportunidade de passar o caso a limpo, esclarecendo dúvidas. Parece, contudo, que a intenção ao chamar toda a imprensa, menos o autor da matéria, era nada esclarecer e até evitar a formulação de perguntas que não seriam respondidas. Em coletivas, entrevistados raramente respondem com clareza o que se pergunta. Se isso ocorreu, então foi muito bom não terem me convidado. Eu provocaria um outro enredo, para não morrer de tédio·

Quando mandei a matéria para o Estadão, meus editores em São Paulo, inicialmente, se recusaram a acreditar no que leram. Perguntaram por duas vezes se isso era mesmo verdadeiro. Ao receber a confirmação, deram risadas. “Que coisa absurda”, disse um deles. Outro, logo emendou: “e o prefeito aí de Belém, sabia que a secretária dele não paga o IPTU, mesmo processada?”.

Não pude responder porque, sinceramente, não sei se o Zenaldo sabia do fato. Se soube e nada fez, cometeu um grave erro. Se não soube, poderia corrigir o erro da indicação, anunciando a demissão da indicada. “Isto vai virar piada nacional”, tascou o editor. É, ele tinha razão. Somente na noite desta segunda-feira recebi 14 ligações telefônicas de vários estados. Jornalistas queriam saber mais detalhes do caso. Uma rádio de Belo Horizonte e outra de Porto Alegre colocaram no ar o que falei.

Entre risos e ironias, a maioria disse que Zenaldo deveria ter consultado uma bola de cristal antes de nomear alguns de seus secretários. Um jornalista perguntou-me se o prefeito iria demitir a secretária de Finanças. “E eu lá sei, não sou o prefeito”, respondi. E ele, na bucha: “se o prefeito não demitir estará pedindo para o contribuinte do IPTU em Belém dar o calote”. Tive que concordar.

É, meus amigos: Belém, lamentavelmente, virou piada nacional. E não fui eu quem a criei. Apenas a reproduzi. Em forma de jornalismo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário