BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Quando Ana Júlia e Lula trouxeram a ALPA para o Pará, os tucanos minimizaram, disseram que era inevitável. Agora que Jatene perdeu a ALPA, os tucanos estão dizendo que a culpa é da Dilma. Que patifaria !!


Quem já acompanha esse blog há algum tempo, sabe que muitas vezes abordei aqui o tema da ALPA, sempre demonstrando preocupação com a possibilidade, cada vez mais evidente, de que a Vale paralisasse os investimentos na implantação desse tão sonhado pólo siderúrgico.

Eis que a agora a jornalista Franssinete publica em seu blog uma espécie de suposta “oficialização” de que a ALPA seria, de fato, paralisada.

Entretanto, infelizmente a jornalista Franssinete, que julgo ser é uma pessoa séria, assimila uma versão equivocada e manipulada do fato, ou seja, a versão tucana, que tenta credenciar ao governo federal a desistência da empresa. Além do mais, querer transformar o deputado "sangue-suga" Raimundo Santos em grande liderança pela mobilização pró ALPA também é demais. 

Mais uma lorota deslavada.

Dentre os argumentos informados, ou melhor, inventados, estaria o suposto fato de que a Vale teria preterido o Pará ao Ceará, o que é inverídico, já que a siderúrgica do Pecém foi anunciada na mesma época que a ALPA, sendo, ambas, fruto de uma forte ação política do ex presidente Lula junto à Cia, para que esta pudesse cumprir maior papel de agente do desenvolvimento regional do país. (façam pesquisa no Google com o tema Pecém)



     
Contudo, quando a ex governadora Ana Júlia e o ex presidente Lula impuseram a ALAP à Vale, com presidente Lula vindo à Marabá para dar início as obras, os tucanos logo providenciaram uma versão de que “a ALPA era inevitável”, “foi uma decisão técnica da Vale que nada teve haver com política”, “a governada não influiu em nada” e por aí vai.

Ocorre que a coisa não era bem assim, havia, além de uma forte decisão de governo um alinhamento de concepção desenvolvimentista entre Estado e União, que convergia para criar as condição necessárias para a atração da ALPA, que, todos sabiam, contrariava os interesses da Vale, que nunca quis realizar esse o investimento.

A questão é simples: enquanto o mercado internacional do aço está em baixa, o mercado das “commodities” minerais se mantém em alta, apesar das oscilações.

A sociedade fez a opção de retroceder com Jatene e esse é só um dos preços a ser pagos.

Ainda em 2011 a Vale contingenciou os recursos para a implantação da ALPA, e o que fez o governador Jatene? Estendeu tapete vermelho para o presidente da empresa e em seguida passou a difundir a versão de que a paralisação do empreendimento era culpa do governo federal que teria decidido não financiar as ações de derrocamento do Pedral do Lourenço.

A obra do Pedral estava orçada em algo próximo a R$ 500 milhões pelo Ministério dos Transporte, que estava sob fogo cruzado, fazendo com que fosse considerada superfaturada. Além disso, a estratégia do governo federal era repassar essa obra para a Vele, que revisada caiu para cerca de R$ 300 milhões, pois, além de ser a maior beneficiada, esse valor não representaria um impasse definitivo.

O governo do estado jogou contra, ao invés de adotar postura de neutralidade e se colocar como interlocutor da pendenga, optou por “comprar” o argumento da Vale, atirando contra a União. Não obstante, o governador impôs um aumento da carga tributária para o setor mineral, com a criação da taxa sobre a exploração, que tem efeito cascata sobre a cadeia, criando um entrave à verticalização industrial.

É fundamental rechaçar essa versão fantasiosa e cretina que os tucanos difundiram que retirou os méritos de Ana Júlia e Lula quando trouxeram a ALPA para o Pará e que agora culpa a presidenta Dilma pela paralisação do empreendimento. Lamentável !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário