BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Imprensa nacional repercute morte do ex governador Almir, lembrando do massacre de Eldorado dos Carajás


Governador do Pará à época do massacre de Eldorado do Carajás morre em Belém 
3

Do UOL, em São Paulo
  • Janduari Simões/Folhapress - 1.out.2006
    Almir José de Oliveira Gabriel (na foto, em evento durante a campanha eleitoral de 2006)
    Almir José de Oliveira Gabriel (na foto, em evento durante a campanha eleitoral de 2006)
Morreu na manhã desta terça-feira (19), em Belém, ex-governador do Pará Almir José de Oliveira Gabriel, 80. O político, que estava internado com problemas pulmonares no hospital geral da Unimed, no centro da capital paraense, ficou à frente do Estado pelo PSDB durante dois mandatos e foi durante a sua gestão que aconteceu o massacre de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás, em 1996.
O velório do ex-governador deve começar por volta do meio-dia desta terça, no palácio Lauro Sodré, na praça Dom Pedro 2º, no centro de Belém, onde hoje fica o museu do Estado. A previsão é de que seja aberto ao público. O enterro, ainda não confirmado, deve acontecer amanhã (20) na cidade de Castanhal (90 km de Belém), onde Almir Gabriel nasceu.










A gestão de Gabriel, que foi eleito em 1994 e reeleito em 1998, foi marcada por obras de infraestrutura no Estado e de revitalização turística em Belém.
Em dezembro de 2009, ele anunciou sua desfiliação do PSDB, partido que ajudou a fundar e pelo qual foi senador e candidato a vice-presidente da República em 1989, na chapa de Mário Covas. A saída ocorreu um dia após o PSDB paraense lançar a pré-candidatura de Simão Jatene, sucessor de Almir no governo (2003-2006), à disputa para governador do Pará no ano que vem. Almir havia trabalhado para ser escolhido.
No comunicado de desfiliação divulgado pelo jornal "Diário do Pará" --de propriedade da família do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA)--, Almir disse lamentar a decisão, "supostamente fundada na tola e odiosa discriminação aos idosos".
Ampliar

O Massacre de Eldorado dos Carajás em 50 fotos50 fotos

50 / 50
17.abr.2008 - Garimpeiros e militantes do MST paralisam por 7h trem carregado de minério da Vale, em Parauapebas (PA), para relembrar o massacre de Eldorado dos Carajás Leia mais 17.abr.2008 - Jorge Araujo/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário