BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

2013: Mercado ajusta projeções de inflação e PIB | Brasil 24/7

2013: Mercado ajusta projeções de inflação e PIB | Brasil 24/7



Em mais um ajuste das estimativas, o Boletim Focus, do Banco Central, mostrou nesta segunda-feira expectativa de que o IPCA encerrará este ano a 5,70%, ante 5,71% na pesquisa anterior; em relação ao PIB, analistas veem expansão de 3%, ante 3,01% anteriormente

8 DE ABRIL DE 2013 ÀS 13:48

Por Camila Moreira

SÃO PAULO, 8 Abr (Reuters) - O mercado realizou pequenos ajustes para baixo em suas projeções de inflação e crescimento para este ano, ao mesmo tempo em que manteve a perspectiva de Selic a 8,50 por cento no final de 2013, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira.

Indicadores recentes vêm evidenciando as dificuldades da atividade econômica do país de mostrar uma recuperação no início deste ano, ao mesmo tempo em que a inflação mostra resistência.

Esse cenário apresenta um dilema ao Banco Central para a definição da política monetária. Pela segunda semana, os analistas consultados no Focus mantiveram a perspectiva de que a Selic encerrará este ano a 8,50 por cento, ante os atuais 7,25 por cento. Para 2014, também foi mantida a projeção de taxa de juros a 8,50 por cento.

Entretanto, entre o Top 5 --instituições que mais acertam suas previsões-- a mediana no médio prazo para a Selic em 2013 foi reduzida a 8,25 por cento, ante 8,50 por cento na semana anterior.

INFLAÇÃO

Analistas agora devem esperar novos dados, com a atenção se voltando no momento para a divulgação na quarta-feira dos números de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em mais um ajuste das estimativas, o Focus mostrou nesta segunda-feira expectativa de que o IPCA encerrará este ano a 5,70 por cento, ante 5,71 por cento na pesquisa anterior.

Para 2014, por sua vez, houve elevação da perspectiva pela quarta semana seguida, a 5,70 por cento, contra 5,68 por cento anteriormente.

Em relação ao crescimento, os analistas consultados agora veem uma expansão do Produto Interno Bruto de 3,00 por cento em 2013, ante 3,01 por cento anteriormente. Para 2014, a projeção foi mantida em crescimento de 3,5 por cento.

Em fevereiro, a produção industrial recuou 2,5 por cento, no pior resultado mensal em pouco mais de quatro anos.

No Focus, a perspectiva para a expansão da produção industrial neste ano foi reduzida a 3,00 por cento, ante 3,12 por cento na semana anterior.

Por sua vez, a expectativa para o câmbio no final deste ano foi mantida em 2 reais pela sexta semana seguida.

(Por Camila Moreira, edição Alberto Alerigi Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário