BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

domingo, 21 de abril de 2013

Blog do Puty: Denúncia - Santa Casa poderá ser privatizada II

Blog do Puty: Denúncia - Santa Casa poderá ser privatizada II:

Puty vem, reiteradamente, citando as investidas do governo Jatene na privatização do Pará que avança a passos largos. O Caso Celpa, caso clássico de privataria do PSDB foi denunciado amplamente pelo deputado, pelo Ministério Público, pelo Sindicato dos Urbanitários do Pará.
Bom, o resto da história você já sabe: pior distribuidora do país, piores serviços até 2012, uma das primeiras na lista de reclamação da Anatel e Ministério Público etc. Receita que encheu o bolso de especuladores e gerou o caos para população, má gestão financeira e danos para economia do estado.


O que precisamos entender que não se trata de ação isolada de um serviço ou outro, mas de uma ação articulada de colocar em prática a privatização de um pacote de serviços essenciais no estado, como saúde, educação,setor bancário, entre outros.


Esse plano evidencia que essa onda de privatização, mesmo que camuflada de uma ação ali, outra aqui é a arquitetura do projeto de Pivatização do Governo Jatene para o Pará.
E no caso da Saúde, o caos da Santa Casa, a lentidão nas obras evidencia outra manobra do governo, que já articula com o setor privado mais um golpe do projeto de privatização contra o povo do Pará. Divulgamos apurações do MPF em relação a aplicação de recursos federais para a Santa Casa, como divulgamos a própria luta dos trabalhadores para melhores condições de trabalho. Puty já foi solidário à luta de trabalhadores e da população que vê a cada dia a Santa Casa na UTI da saúde.



Puty já alertou publicamente sobre o plano aprovado na ALEPA de Parcerias Público Privadas que é o projeto do PSDB para privatizar o Pará . Leia artigo aqui.

E mais

Investimentos do Governo do PT na Santa Casa ( e no Novo Projeto).

No blog da Ana Júlia


Investimos em melhorias nos diversos setores da fundação. A nova UTI - Neonatal expandiu o número de leitos de 22 para 40, duplicando o atendimento de recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos.

Em 2009, inauguramos novas instalações que incluíram o Ambulatório de Clínicas Especializadas, o Centro Obstétrico e a portaria, além do Espaço Acolher, que agora funciona em um imóvel fora do hospital.

Além de investimentos físicos, fizemos também melhorias na gestão, aytravés de ações de Controle Social (Reintegração do Conselho Gestor, Comissão de Fiscalização da GDI, Colegiado de Gerências), modernização do Serviço Ambulatorial de Atenção Integral a Saúde da Mulher, com implantação de novos serviços, criamos o Programa de Valorização Profissional com a instituição do Prêmio “Angelina Serra Freire Lobo” de reconhecimento profissional, entre outros.

Os investimentos de longo prazo previam a ampliação do prédio da fundação. Foi uma decisão que tomamos para melhorar esse serviço tão importante para o Estado todo. São investimentos que chegam a R$110 milhões. A Nova Santa Casa ampliará de 110 para 180 os leitos da maternidade do hospital, disporá de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Obstétrica, com 20 leitos. Para o atendimento aos usuários, o quadro de funcionários deverá crescer em 20%.

Torcemos para que o Governador se sensibilize e conclua logo as obras. Mais do que um mote para sua campanha de reeleição, o povo paraense precisa que esta casa de saúde centenária possa oferecer condições dignas para as nossas mulheres e crianças.



Denúncia - Santa Casa poderá ser privatizada I



Foto: Marcos Barbosa - Ascom Puty
Recebemos uma mensagem de denúncia sobre a articulação possível de privatização do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará.

No do Site do SINDIMEPA

O governo do Estado estaria já em fase avançada de negociações com o Cesupa para privatizar a Santa Casa de Misericórdia do Pará. Médicos denunciaram a estratégia na AGE realizada ontem, no auditório do Sindmepa. O blog do Puty recebeu a denúncia que já está no site do Sindicato dos Médicos do Pará - SINDMEPA.


Acompanhe texto com a denúncia:

Os profissionais que compareceram à Assembleia disseram que já há algum tempo negociações neste sentido estão em curso e nenhuma entidade de controle social da área da saúde foi consultada sobre esse projeto. “Consideramos isso uma traição, pois a Santa Casa é patrimônio público e histórico do povo do Pará, que deveria ser consultado sobre planos de transformar a instituição em hospital-escola de um curso de medicina privado”, disse o diretor administrativo do Sindmepa, João Gouveia.


Ele acrescentou que o Sindmepa vai denunciar a intenção do Estado ao Ministério Público Estadual, MP Federal, Conselho Estadual de Saúde (CES) e Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), entre outros. Os médicos da Santa Casa denunciaram pendências de pagamento de plantões extras de outubro de 2012; e que os dois últimos acordos assinados, um por via judicial e outro com a Sespa, não estão sendo cumpridos. Por fim, relataram que o governo está anunciando a mudança para a Nova Santa Casa e até agora os funcionários não foram chamados para esclarecimentos sobre os procedimentos a serem tomados para a mudança.


“A falta de transparência na Santa Casa é uma constante, com a desativação do Conselho Gestor da entidade e a comissão da GDI (a gratificação de desempenho do hospital). Temos que reagir contra esse estado de coisas”, disse João Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário