BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

domingo, 26 de maio de 2013

HUMALA OPTA POR MODELO LULISTA E CRESCE A 4,8%



Líder de pesquisa sobre melhor clima econômico da América Latina, o Peru aposta em ação social, relações internacionais e exportações para estar entre os três países que mais crescem na região; presidente Olantta Humala mescla esquerdismo com nacionalismo

26 DE MAIO DE 2013 ÀS 19:25

247 – O presidente do Peru, Ollanta Humala, enfrenta um problema que muitos de seus colegas na América Latina gostaria de ter. O crescimento da economia do país no primeiro trimestre foi o menor desde o final de 2009. Mesmo assim, a taxa de elevação do PIB foi de 4,8%, mantendo o Peru, com folga, na lideerança do crescimento da região. No mesmo período, o Brasil cresceu 1% e a Argentina, 2,7%. Na Europa, o Reino Unido subiu 0,3%.

Desde 2005, o PIB peruano vem registrando crescimento superior a 6% (com a exceção de 2009, quando a expansão foi de 0,9%). Em 2010, a taxa de crescimento foi de 8,8%, sendo superado apenas pelo Paraguai, que cresceu 15,2% e pela Argentina que avançou 9,2%.

O modelo implantado por Humala para alcançar essas proezas tem semelhamças com o praticado no Brasil pelo presidente Lula. Empossado em julho de 2011, ele precisou trocar dez ministros por questões políticas. Ex-minilitar, fortaleceu seu gabinete com colegas de farda, aumentou a assistência social do governo e estimulou as exportações, ampliando o arco de relações internacionais do Peru. O país firmou mais de trinta acordos bilaterais de livre comércio. As vendas externas subiram seis vezes entre 2000 e 2010, chegamdo a mais de US$ 34 bilhões no último ano.

Segundo o mais recente boletim de Sondagem Econômica da América Latina, da FGV, o Peru apresentou o melhor índice de clima econômico, atingindo 6,2 pontos, seguido por Uruguai e Paraguai, que tiveram 5,9 e 5,7, respectivamente. Nesse mesmo ranking, o Brasil ficou em oitavo, com 4,8 pontos.

Entretanto, se na parte econômica o país vai bem, o ambiente político, como é comum na América Latina, segue tenso.

O atual presidente Ollanta Humala assumiu o poder em julho e no final de 2011 foi obrigado a fazer sua primeira reforma ministerial, demitindo 10 titulares, devido a discordâncias entre o chefe da Nação e o primeiro-ministro Salomon Lerner.

Com as mudanças, Humala nomeou o ex-militar Oscar Valdes, o que causou discordância por parte do ex-presidente Alejandro Toledo e de seu partido Peru Possível, responsáveis pela estabilidade do atual governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário