BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Stiglitz: austeridade leva a Europa ao suicídio



O prêmio Nobel da Economia Joseph Stiglitz diz que nunca houve um programa de austeridade que tivesse sucesso num grande país. Como alternativa, ele propõe reorientar o investimento público, utilizando plenamente instituições como o Banco de Investimento Europeu.

Esquerda.net

O economista Joseph Stiglitz disse à agência Bloomberg nesta semana que a Europa caminha para o suicídio devido às políticas de austeridade. “Nunca houve um programa de austeridade que tivesse sucesso num grande país”, afirmou.

Para o prêmio Nobel da Economia, se a Grécia fosse a única parte da Europa a aplicar a austeridade, as autoridades poderiam ignorá-la. Mas se essa política abrange França, Reino Unido e outros países europeus, as consequências econômicas são terríveis.

Stiglitz avalia a estagnação econômica leva aos níveis de desemprego politicamente inaceitáveis e que fará crescer os déficits, justamente uma das origens da crise.

O exemplo da Espanha, com 50% de desemprego jovem, é uma demonstração que “o que se está a fazer é destruir o capital humano, criando uma juventude alienada”.

O economista defende a reorientação para o investimento público, utilizando plenamente instituições como o Banco de Investimento Europeu.

O economista norte-americano tem sido um grande crítico das políticas aplicadas na Europa. Em artigo publicado no início ano no jornal alemão Handelsblatt, ele declarou que o “o risco real para a economia mundial está na Europa”.

“Se o Banco Central Europeu assume que a continuação das políticas de austeridade é condição para o financiamento, só vai piorar a condição do paciente”, considerou na ocasião.

Joseph Stiglitz afirmou ainda que a moderada acalmia que se seguiu ao anúncio do Banco Central Europeu (BCE) do mecanismo de compra ilimitada de dívida é apenas “um paliativo temporário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário