BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Do site de O Liberal - Cláudio Puty é o único paraense 'cabeça' do Congresso. Deputado está entre os cem mais influentes da chamada 'elite parlamentar'


O deputado Cláudio Puty (PT-PA) é o único paraense entre os cem parlamentares mais influentes no Congresso Nacional. O petista estreou no seleto rol dos "Cabeças do Congresso", a chamada "elite parlamentar", formulada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O deputado Arnaldo Jordy (PPS) também é citado no levantamento, mas como liderança em ascensão. A pesquisa é feita anualmente, e já está na sua 20ª edição.


De acordo com o DIAP, são considerados "Cabeças do Congresso" aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o DIAP destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. "É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo", diz a justificativa do DIAP.


Na pesquisa, Cláudio Puty foi avaliado como "formulador", que segundo o Diap, são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. "São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera", explica o levantamento.


"Estou pessoalmente feliz e gostaria que mais parlamentares paraenses estivessem nessa lista. Acho que esse fato se deu por uma conjugação de diversos fatores, dentre eles eu ter me envolvido de maneira muito intensa com o debate econômico aqui na Casa. De alguma maneira isso gerou uma certa visibilidade, além do trabalho feito junto à CPI do Trabalho Escravo. Estou muito feliz e espero continuar mantendo o título", disse o petista, que nessa sua primeira passagem pelo Congresso Nacional já foi presidente de uma das mais importantes comissões permanentes (Comissão de Finanças e Tributação) e é o atual vice-líder do governo no Congresso.


O também estreante na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jordy, atual presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, já desponta como uma liderança na Casa. De acordo com o procedimento da pesquisa do Diap, Jordy deverá constar na lista dos cem mais influentes do próximo ano. Conforme ele, a sua participação em diversos debates políticos nessa legislatura e o comando da CPI contribuíram para a participação nesse seleto grupo.


"Não posso negar que isso me envaidece. A única forma que eu tenho para retribuir a confiança que me foi creditada pelo povo do meu Estado, com muito orgulho, depois de quatro mandatos de vereador, de dois de deputado estadual, com mais de duzentos mil votos para deputado federal, é exercer o meu mandato com muito trabalho, empenho, dedicação e honestidade. Receber esse reconhecimento do Diap, me deixa muito honrado, porque é um reconhecimento de que estou devolvendo ao povo do Pará esse crédito de confiança", afirmou Jordy.


No geral, a lista dos cem "Cabeças do Congresso" é formada por 61 deputados e 39 senadores. Apenas um é debutante na lista: o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), líder do bloco PR, PTB, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB. Os demais ou estavam em ascensão ou já tinham sido "Cabeças" em outra edições. O ranking está diretamente relacionado ao tamanho da bancada de cada partido. O PT também é a legenda com a maior bancada na Câmara (89 deputados), seguido pelo PMDB (80) e o PSDB (49).


Dos partidos da base de apoio ao Governo Dilma na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o PT apresentou a melhor performance entre os estreantes na elite do Congresso Nacional. Dois deputados da legenda passaram para o seleto grupo dos parlamentares mais influentes, dentre eles, Cláudio Puty. O PSB e o PSD estão empatados, com um parlamentar cada, entre os novos "Cabeças" do Congresso Nacional.


Entre os partidos que fazem oposição ao Governo Dilma, o PSDB possui dois parlamentares estreantes nos "Cabeças", um deputado, que retorna, e um senador, que estava em ascensão na edição anterior. O DEM e o PSol contribuíram, cada, com um parlamentar na elite do Congresso nesta edição. Por região, apenas a Centro-Oeste não possui parlamentar estreante na elite do Congresso Nacional. A grande maioria dos parlamentares debutantes na relação dos mais influentes do Parlamento possui mais de um mandato federal.


A presença feminina na lista dos 100 mais influentes é proporcionalmente menor que a participação da mulher no legislativo federal. As mulheres representam 15,31% do Congresso (83 deputadas e 8 senadoras), mas apenas 9% do “Cabeças do Congresso” (5 deputadas e 4 senadoras). São elas: as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Kátia Abreu (PSD-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), e as deputadas Alice Portugal (PC do B-BA), Jandira Feghali (PC do B-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D´Ávila (PC do B-RS) e Rose de Freitas (PMDB-ES).


Thiago Vilarins (Da Sucursal de Brasília)
Foto: Gustavo Lima (Agência Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário