BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Dep. Bordalo deve dizer à militância do PT quando, e em que instância, foi definido que o partido não teria candidatura própria e apoiaria a candidatura do PMDB !!

Nesta momento que o PT se prepara para mais um PED, que é um exercício grandioso do debate e da democracia interna do partido, as divergências naturalmente se afloram e, com elas, vem as polêmicas. Entretanto, é preciso que tenhamos a clareza que discutir os rumos do partido no Pará pressupõe passar pelo debate central que está posto, qual seja: as eleições de 2014.

Em minha avaliação o PT ainda não superou plenamente a derrota de 2010, nem o seu debate, mesmo assim isso já ficou para trás. Contudo, é preciso aprender, avançar e a lição mais efetiva daquela derrota foi que o PT se encastelou, se fechou, se distanciou da sua essência.

Agora por ocasião do PED estamos diante de uma situação onde as tendência e as lideranças do Partido serão chamadas para se manisfestarem sobre as estratégias partidárias, dentre elas a questão da candidatura em 2014, que é central para o futuro do PT e sendo assim, é evidente que esse debate é demarcador, ou seja, teremos aqueles que defenderão um partido tático ou pragmático, que se paute prioritariamente pelos processos eleitorais (Campo Majoritário) e aqueles que defenderão a afirmação do PT como um partido mais estratégico, com orientação de esquerda definida (Mensagem ao Partido).

Neste sentido, as declarações do deputado Bordalo não passam de oportunismo, retórica, haja vista que sua crítica é, por um lado sem fundamento e por outro revelador, se não vejamos:

1) Sem fundamento porque o PT não definiu apoio à candidatura do Helder Barbalho, o Diretório deliberou pela aliança prioritária com o PMDB e outros partidos da base aliada do nosso governo federal, o que é muito, muito diferente, não impedindo qualquer militante, liderança ou tendência interna de defender uma candidatura própria do PT em 2014;

2) Revelador porque demonstra de maneira inequívoca como o deputado e seu grupo deseja impor ao PT uma posição política importante utilizando-se de uma prática inoportuna para fazer prevalecer uma tática eleitoral sem a devida discussão interna, ou seja, eleger o Diretório como instância decisória da tática eleitoral.

Essa é a questão de fundo que está posta no PT, a consolidação daqueles que defendem um partido de cúpula, sem discussão interna dos rumos do partido com a sua militância, daqueles que fazem acordos entre quatro paredes e que pouco se importam com os estragos que poderão causar ao partido, nem mesmo a ponto de vir à "base" defender esses acordos.

As postagens do deputado Bordalo revelam uma estratégia rasteira de querer confundir a base do Partido, tentando induzir as pessoas a acreditar que a decisão de apoiar o Helder Barbalho já teria sido tomada unanimemente no PT. Mentira.

Veja abaixo algumas das asneiras escritas pelo deputado:

.....................

Carlos Bordalo ‏@bordalopt agora
Atacar na imprensa o PT e suas lideranças de forma despropositada contraria o Regimento e o Estatuto do Partido dos Trabalhadores.


Carlos Bordalo ‏@bordalopt 4 min
Dividir a base de apoio de Dilma(PT) c/ ataques à aliados é um desserviço à reeleição da Presidente e um grande serviço ao tucanato.



Carlos Bordalo ‏@bordalopt 7 min
Atacar o PT e suas lideranças em jornal fragiliza o partido e serve como uma luva aos propósitos de Jatene(PSDB)



Carlos Bordalo ‏@bordalopt 9 min
Lançar candidato”Próprio do PT”em afronta as instancias partidárias em conluio c/ O Liberal é trabalhar p/ dividir o partido. A quem serve?



Carlos Bordalo ‏@bordalopt 12 min
Lançar candidato”próprio do PT”sem combinar c/ o partido e muito menos em construção c/ aliados é fazer jogo de Jatene p/ dividir oposição.

.................................

Fica claro que o deputado Bordalo tem sua posição, ok, mas é preciso que ele venha defender na base do PT, avaliar conjuntamente as consequências dessa decisão, que, pra mim serão desastrosas. Eu concordo plenamente com aqueles que entendem que o PT precisa ter a sua candidatura própria para oferecer a sociedade um projeto verdadeiramente de esquerda para o Pará.

Não há nenhum ataque à aliados em dizer que o PMDB não apresentará um programa de esquerda e que portanto não representará o PT enquanto alternativa de políticas públicas programáticas do nosso campo.

Não vejo deputado Bordalo, nenhum problema em dizer que o PMDB não fará com os tucanos um embate político na afirmação do nosso legado, de nossas políticas públicas e do nosso "modo petista de governar". Sabemos que eles vão se apresentar como "novo", como mudança, mas jamais farão uma debate sério de programa de governo.

O PT tem a obrigação de disputar o governo em 2014 com uma candidatura própria para afirmar suas políticas públicas junto a sociedade, apresentar um programa de governo progressista e popular, aglutinar força eleitoral, realinhar seu eleitorado e, se for o caso, discutir uma composição em segundo turno com capacidade de intervir, de fato, no processo político.

Ademais, tirar o PT da disputa eleitoral levará a um enfraquecimento definitivo do partido, pois a tendência é que o PSOL se consolide como alternativa e vá buscar nosso eleitorado, que se sentirá órfão de um projeto de esquerda, jogando o PT para a disputa do eleitorado de centro, que nitidamente é mais dividido e por conseguinte mais disputado. 

Ou seja, a "brilhante" tática do deputado Bordalo e outros que visa montar um chapão com o Helder na cabeça, fazendo acordo já no primeiro turno, transformará o PT numa legenda de aluguel do Barbalho, pois só levaremos para a disputa o nosso tempo de tv, já que nossa militância, nosso eleitorado e nosso programa de governo não vão.

PUTY PRESIDENTE DO PT - PARÁ !!

CANDIDATURA PRÓPRIA JÁ !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário